BrasilNotícias RecentesPaísPolíticaTecnologia

PT retoma proposta de controle das redes sociais

O Partido dos Trabalhadores (PT) reintroduziu uma proposta legislativa para regular as redes sociais no Brasil, buscando fortalecer o combate à desinformação. O novo projeto, apresentado pelo deputado federal Pedro Uczai a pedido da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, propõe uma regulamentação mais rigorosa sobre o conteúdo online, centrando as ações em uma agência reguladora independente. Essa agência teria autoridade para aplicar sanções e suspender conteúdos, responsabilizando plataformas por conteúdo considerado nocivo.

Essa proposta surge após debates intensos sobre o “PL das Fake News” de 2023, que enfrentou forte resistência no Congresso e acabou desmembrado em iniciativas menores. Com o novo projeto, espera-se que as plataformas garantam transparência na moderação de conteúdos e façam relatórios semestrais sobre suas atividades, especialmente no que diz respeito ao algoritmo de recomendação e a moderação de conteúdos prejudiciais.

A regulamentação também visa implementar medidas para proteger grupos vulneráveis, incluindo crianças e adolescentes, e introduzir mecanismos para identificar e moderar automaticamente conteúdos violentos ou extremistas. Embora defensores vejam essa regulação como necessária para conter desinformação e discurso de ódio, críticos temem que o aumento do controle possa comprometer a liberdade de expressão nas redes. O projeto levanta questões sobre o equilíbrio entre o combate à desinformação e a preservação das liberdades individuais, e será alvo de novos debates no Congresso.

@portalparnapop

Posts relacionados

Banco Central comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Portal Online Parnamirim

Em audiência pública, secretário de Obras apresenta soluções de drenagem para Parnamirim

Portal Online Parnamirim

Despenca em 13 pontos o percentual dos que consideram o governo Lula melhor que a gestão de Bolsonaro

Portal Online Parnamirim