Eleitor que não votar no primeiro turno terá 60 dias para justificar

Foto: Marcello Csal Jr/Agência Brasil

Eleitores que não votarem no primeiro turno das eleições têm até 60 dias para justificar a ausência. Para isso, podem utilizar o aplicativo e-Título, que deve ser baixado até a véspera da eleição. No dia do pleito, o download do app é suspenso para evitar sobrecarga nos servidores, sendo retomado no dia seguinte. Além do aplicativo, a justificativa pode ser feita presencialmente nos postos dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ou via internet após o pleito.

A data-limite para justificar a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024, enquanto no segundo turno o prazo vai até 7 de janeiro de 2025. Quem não justificar e não votar precisará pagar uma multa de R$ 3,51 por turno. Caso um eleitor deixe de votar e justificar em três eleições consecutivas, o título de eleitor pode ser cancelado, trazendo consequências como a impossibilidade de obter passaporte ou se inscrever em instituições de ensino público.

Importante lembrar que o voto em trânsito não é permitido em eleições municipais. Assim, eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral nos dias de votação devem justificar sua ausência. O primeiro turno acontece em 6 de outubro, e, se necessário, o segundo será realizado em 27 de outubro.

Fonte: Agência Brasil, Band

Related posts

Justiça exige explicações do governo Lula sobre esquema de corrupção bilionária no INSS

STJ autoriza mudança de registro civil para gênero neutro

Dino discute com Mendonça no STF: “Não admito que ninguém me chame de ladrão”