Em déficit bilionário, Correios banca turnê de Gilberto Gil

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, enfrentando um déficit de R$ 2 bilhões até setembro de 2024, destinou R$ 4 milhões para a turnê “Tempo Rei” de Gilberto Gil. Esse patrocínio integra um total de R$ 34 milhões investidos em eventos culturais no mesmo ano, representando um aumento de 916,5% em relação ao ano anterior.​

Além do apoio à turnê de Gil, os Correios financiaram outros eventos, como o festival Lollapalooza, que recebeu R$ 6 milhões, e a 36ª Feira Internacional do Livro de Bogotá, na Colômbia, com R$ 600 mil. Este último patrocínio gerou questionamentos, pois a estatal não opera naquele país.​

A gestão atual dos Correios justifica esses investimentos como parte de uma estratégia para “ampliar o alcance e visibilidade da marca”. No entanto, críticos argumentam que tais gastos são controversos, dada a situação financeira da empresa.

A turnê “Tempo Rei” marca a despedida de Gilberto Gil dos palcos e conta com patrocínios de empresas como Banco do Brasil, Rolex e Estrella Galicia, além dos Correios. As apresentações estão programadas para diversas cidades brasileiras ao longo de 2025.​

A decisão dos Correios de aumentar significativamente os investimentos em patrocínios culturais, mesmo diante de um déficit bilionário, levanta debates sobre as prioridades da estatal e a eficácia dessas ações para reverter sua situação financeira.

Postado por James Freitas

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