Aconteceu o que uma nação inteira desejava, sonhava, e Rebeca Andrade merecia. A maior atleta olímpica do Brasil derrotou Simone Biles e venceu a final olímpica do solo nesta segunda-feira.
No que pode ter sido a última apresentação de Rebeca no solo – ela já afirmou que seu corpo não aguenta mais e que pretende parar de competir no individual geral, precisamente por causa do solo —, a medalha de ouro veio como consagração nos Jogos Olímpicos de Paris.
Se na trave, menos de duas horas antes, Rebeca ficou à mercê dos árbitros, que ‘canetaram’ sua nota de execução, depois de precisar simplificar a execução, no solo ela não deixou dúvidas. Uma apresentação quase perfeita, com aterrissagens impecáveis, que recebeu a nota 14,133.
Todas as outras concorrentes ainda tinham que se apresentar, mas, pressionadas pela alta pontuação da brasileira, cometeram erros. Inclusive Simone Biles, que até então possuía as três maiores notas da Olimpíada no salto, campeã no salto, no individual geral e por equipes, e que ficou apenas com 14,133, meros 0,33 atrás de Rebeca.
A medalha é a sexta na carreira de Rebeca em Olimpíadas, o que a torna a maior atleta olímpica do Brasil tanto em número de conquistas (Robert Scheidt e Lars Grael têm cinco) quanto no quadro de medalhas, já que agora ela possui duas de ouro e três de prata.
Fonte: UOL