24 C
Parnamirim
14 de março de 2026
BrasilNotícias RecentesPaísSaúde

Brasil tem 391 mortes por dengue; estados decretam emergência

Foto: ONU/Aiea/Dean Calma

O Brasil já registrou 391 mortes por dengue de janeiro até esta segunda-feira (11), conforme dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, os casos prováveis da doença chegaram a 1.538.183 e há 854 mortes e investigação. 

Entre os casos prováveis, 55,5% são de mulheres e 44,5% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de ocorrências de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (513.538) entre os estados. Em seguida, estão São Paulo (285.134), Paraná (149.134) e o Distrito Federal (137.050). Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar, com 4.865 casos por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (2.500,3), Espírito Santo (1.490,2) e Paraná (1.303,3).

A explosão de casos de dengue fez com que pelo menos oito unidades da Federação decretassem emergência em saúde pública: Acre, Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

A medida facilita acesso a recursos federais e agiliza processos voltados ao combate da doença.

Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBC

Arte/EBC

Fonte: Agência Brasil – Edição: Carolina Pimentel

Notícias relacionadas

IFRN abre inscrições para curso gratuito de energia solar em Parnamirim

Portal Online Parnamirim

Disputa global por terras raras coloca Brasil no centro da estratégia dos EUA contra a China

Portal Online Parnamirim

Chinês é preso ao tentar contrabandear mais de 2 mil formigas do Quênia

Portal Online Parnamirim