Notícias RecentesPolíciaRio Grande do NorteSegurança Pública

Policiais civis do RN fazem greve e delegacias fecham

Agentes da Polícia Civil deram início nesta terça-feira, 23, a uma pausa em suas atividades em todo o território do Rio Grande do Norte. A decisão foi tomada pelo grupo após tentativas infrutíferas de negociação com o Governo do Estado.

Além de interromper suas tarefas, os agentes iniciaram um acampamento em frente à Central de Flagrantes, na capital Natal. Eles buscam um encontro com representantes governamentais para debater uma nova proposta.
Com a paralisação, as delegacias encerraram suas atividades nesta terça-feira, inclusive as de serviço emergencial. Além disso, os policiais deixaram de cadastrar ocorrências online.

O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) informou que, com a suspensão das atividades, apenas a Delegacia de Plantão Zona Sul permanecerá operacional durante a noite.

A demanda da categoria é por um ajuste salarial. A última oferta apresentada pelo governo consiste em um reajuste de 5% em janeiro e outro de 5% em abril de 2025.

De acordo com o secretário de Administração, Pedro Lopes, foi proposta à categoria uma reposição média de 9% sobre a folha de pagamento, além de 3,9% para resolver uma questão jurídica relacionada à promoção por tempo de serviço, e a correção das perdas inflacionárias de 2024 e 2025 nos anos de 2025 e 2026.

A Polícia Civil ainda não divulgou quais serviços serão afetados nem as orientações para a população que necessita deles. Também não explicou como serão tratados os casos de flagrante e os atendimentos em locais de crimes como homicídios.

Na tarde desta terça-feira, ocorreu uma reunião com o secretário de Segurança Pública, Araújo Silva, a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, e o delegado-geral adjunto, Herlânio Cruz.

Na ocasião, os gestores se comprometeram a se encontrar diretamente com a governadora Fátima Bezerra (PT) nesta quarta-feira, 24, para discutir a pauta dos policiais civis.

“A categoria mais uma vez demonstrou sua força e união, com um movimento muito sólido, e continuará lutando. A decisão de reabrir a Delegacia de Plantão Zona Sul foi um gesto de flexibilização para retomarmos as negociações”, afirmou Nilton Arruda, presidente do Sinpol.

MP ingressa com ação solicitando o fim da paralisação:
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ingressou com uma ação na Justiça nesta terça-feira, 23, solicitando o encerramento imediato da pausa nas atividades.

A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) também solicita na ação que haja desconto na remuneração dos policiais pelos dias de pausa.

O MPRN pediu ainda que o Governo do Estado seja notificado para intervir na demanda e que o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança do Estado (Sinpol) seja condenado ao pagamento das custas processuais.

O MPRN destaca que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que servidores da segurança pública não podem fazer greve.

Fonte: Agora RN – Foto:

Posts relacionados

Foguete com cartas de crianças é lançado pela Barreira do Inferno

Portal Online Parnamirim

Papa Francisco envia primeira mensagem de voz após internação

Portal Online Parnamirim

FBI prende suspeito de tentar assassinar Trump novamente

Portal Online Parnamirim