InternacionalMeio AmbienteMundoNotícias Recentes

ONU confirma que 2024 foi o ano mais quente em 175 anos

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da ONU, divulgou que 2024 foi o ano mais quente já registado, com a temperatura média global excedendo em 1,55 °C os níveis pré-industriais (1850-1900).

Este marco representa a primeira vez que se ultrapassa o limite de 1,5 °C previsto no Acordo de Paris.

A elevação das temperaturas globais teve consequências graves, como a radiação do derretimento das geleiras e do gelo marinho, contribuindo para o aumento do nível do mar. Entre 2015 e 2024, o nível médio do mar subiu 4,7 milímetros por ano, em comparação com 2,1 milímetros anuais entre 1993 e 2002.

Além disso, eventos climáticos extremos tornaram-se mais frequentes e intensos. Secas, inundações e incêndios florestais deslocaram aproximadamente 800 mil pessoas em 2024.

As concentrações de dióxido de carbono atingiram níveis inéditos em 800 mil anos, exacerbando a acidificação dos oceanos e afetando os ecossistemas marinhos.

Celeste Saulo, secretária-geral da OMM, destacou que “os indicadores do aquecimento são alarmantes”, reforçando a necessidade de ações urgentes para mitigar as mudanças climáticas.

Postado por James Freitas

Posts relacionados

Agricultura Familiar: nova sessão marcada para próxima segunda-feira (11)

Portal Online Parnamirim

Lula afirma que a ‘reeleição’ do ditador Maduro é um ‘processo normal’

Portal Online Parnamirim

Policiais disfarçados de Power Rangers detêm suspeitos

Portal Online Parnamirim