29 C
Parnamirim
18 de janeiro de 2026
BrasilNotícias RecentesPaísPolítica

Abstenção de votos fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A taxa de abstenção no primeiro turno das eleições municipais deste ano chegou a 21,7%, muito próxima do índice registrado durante a pandemia de 2020, quando 23,1% dos eleitores não compareceram às urnas. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou a preocupação com o número elevado, embora não associe o aumento ao recente clima de tensão em campanhas. Segundo ela, apesar dos incidentes de violência isolados em algumas cidades, como São Paulo, os fatores que afetam a participação eleitoral são variados e complexos.

O alto índice de abstenção chama atenção por ser o segundo maior em eleições municipais desde 2000. Em 2020, o temor da COVID-19 foi um dos fatores que inibiram a participação, e o número atual levanta questionamentos sobre novas razões que desmotivam o eleitorado. Especialistas apontam que, embora alguns fatores possam variar, como as condições econômicas e desinteresse na política local, o descontentamento e o distanciamento dos eleitores do processo eleitoral são um fenômeno que preocupa.

Capitais como Natal, Salvador e Porto Velho registraram índices de ausência acima de 25%, reforçando a necessidade de estratégias do TSE para aproximar o eleitorado do voto. A Justiça Eleitoral considera, inclusive, ajustes em suas ações para incentivar a participação em futuras eleições, valorizando a importância do voto para o fortalecimento da democracia.

@portalparnapop

Notícias relacionadas

Irã enfrenta colapso enquanto protestos se intensificam

Portal Online Parnamirim

Morte de jovem após equívoco de medicação em UPA de Natal pode gerar punições profissionais

Portal Online Parnamirim

Bolsonaro solicita redução de pena por meio da leitura de livros

Portal Online Parnamirim