Agentes da Saúde de Natal protestam em frente à Prefeitura


Obrigados a cessar a greve por ordem judicial, funcionários municipais da área da saúde realizaram nesta terça-feira, 23, uma manifestação em frente à sede da Prefeitura de Natal.

Durante o protesto, uma delegação composta por representantes sindicais foi recebida pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Joham Alves Xavier, e pelo secretário adjunto de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, Chilon Batista.

Conforme relato do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sindsaúde), os representantes municipais se comprometeram a apresentar uma proposta de aumento salarial para a categoria em uma próxima reunião agendada para o dia 3 de maio, às 10h, com a presença da secretária de Administração, Adamires França.

Em relação aos demais pontos da lista de reivindicações da categoria, como o pagamento do adicional de insalubridade e as promoções de carreira, foi acordado que esses assuntos serão tratados com mais ênfase nas futuras sessões de negociação da Mesa SUS.

Além disso, os representantes municipais informaram aos manifestantes que o projeto de lei referente à remuneração dos auxiliares de enfermagem está concluído e será em breve encaminhado à Câmara Municipal. A Secretaria de Saúde também se comprometeu a abrir discussões sobre questões específicas relacionadas aos salários dos técnicos de radiologia e a possíveis alterações na legislação envolvendo os auxiliares de farmácia.

A categoria expressou preocupação com a falta de medicamentos em unidades de saúde do município, como dipirona injetável e anti-inflamatórios. Além disso, relataram que o serviço de pronto-atendimento ortopédico no Hospital Araken Pinto está com escassez de gesso, algodão ortopédico e crepom. Por último, salas de curativos estariam inoperantes devido à carência de medicamentos e materiais necessários para os curativos.

Fonte: Agora RN – Foto: José Aldenir/Agora RN

Share this content:

Publicar comentário