O ex-presidente Jair Bolsonaro, internado desde o dia 24 de dezembro após liberação judicial para procedimento médico, tem previsão de alta hospitalar para esta quinta-feira (1º) e deverá ser encaminhado de volta à cela na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão.
Bolsonaro deixou a carceragem para ser submetido, no dia seguinte à sua internação, a uma cirurgia de hérnia inguinal no Hospital DF Star e passou também por intervenções para reduzir uma crise persistente de soluços, incluindo bloqueios do nervo frênico. Segundo os médicos que o acompanharam, o quadro segue estável e a alta está programada para a manhã desta quinta, desde que não surjam novas intercorrências.
Após a alta, caberá ao ex-presidente realizar o autocuidado na cela sob supervisão dos profissionais da PF, com orientações sobre alimentação e uso de aparelho respiratório contínuo (CPAP) para tratar apneia do sono. A cela reformada possui cerca de 12 m², banheiro privativo, cama de solteiro e equipamentos básicos, como televisão e frigobar.
A autorização para o tratamento hospitalar foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e a equipe médica informou que Bolsonaro apresentou melhora nas crises de soluços, embora ainda utilize medicamentos e terapias complementares para o desconforto e oscilações do estado emocional.
O retorno à PF marca o fim do afastamento temporário para cuidados de saúde e reforça que a execução da pena segue seu curso, com Bolsonaro sob custódia da autoridade federal em Brasília.
