As fortes chuvas que atingem a região metropolitana do Recife nos últimos dias provocaram seis mortes confirmadas até esta quinta-feira (6). Entre as vítimas, estão mãe e filha que faleceram devido a um deslizamento de terra no bairro do Passarinho, Zona Norte da capital pernambucana.
O prefeito João Campos informou que o deslizamento atingiu uma residência de dois andares, onde as vítimas estavam. Além disso, uma mulher morreu eletrocutada no município de Paulista na noite de quarta-feira (5). Outra fatalidade ocorreu no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, onde um homem sofreu um choque elétrico ao cair em uma área alagada próxima a um poste. Outras duas mortes foram registradas: um homem no bairro da Estância, Zona Oeste do Recife, e outro em Camaragibe, ambos arrastados pela correnteza de canais que transbordaram devido às chuvas intensas.
Diante da situação, a prefeitura do Recife renovou o alerta máximo, orientando os moradores a evitarem sair de casa devido ao risco de novos deslizamentos e inundações. O volume de chuvas ultrapassou 187 milímetros em 24 horas, superando a média esperada para o mês de fevereiro. Além das vítimas fatais, mais de 100 pessoas ficaram desalojadas em decorrência de alagamentos e deslizamentos de terra.
No Recife, foram montados sete abrigos temporários com capacidade para 500 pessoas. Em Jaboatão dos Guararapes, 17 pessoas precisaram deixar suas casas, enquanto em Paulista, 20 famílias ficaram desalojadas, sendo que uma residência foi atingida por um deslizamento de barreira, sem registro de feridos. A Defesa Civil permanece em alerta, tendo registrado mais de 30 deslizamentos de terra na região.
@portalparnapop