A eleição municipal de Fortaleza será decidida no segundo turno entre os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT). No primeiro turno, realizado em 6 de outubro de 2024, Fernandes recebeu 40,20% dos votos válidos, enquanto Leitão obteve 34,33%, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A disputa pela prefeitura se intensificará até o segundo turno, marcado para 27 de outubro.
André Fernandes de Moura, do PL, tem 27 anos. É formado em Ciência Política e Relações Internacionais, com pós-graduação em Direito Constitucional e Gestão Pública. Em 2018, foi eleito deputado estadual. Em 2022, concorreu a uma vaga de deputado federal e foi eleito.
Evandro Leitão, do PT, tem 57 anos e está em seu terceiro mandato consecutivo de deputado estadual. Servidor público de carreira, é auditor adjunto da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. É formado em ciências econômicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em direito pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC).
Ambos os candidatos já iniciam as articulações em busca de alianças. Fernandes, que tem forte apoio da direita, conseguiu votos significativos, destacando-se com o apoio de Eduardo Girão (Novo). Por outro lado, Evandro Leitão, que conta com o respaldo de figuras como o governador Elmano de Freitas e o ex-governador Camilo Santana, deverá receber o suporte de George Lima (Solidariedade), buscando expandir sua base de eleitores.
A campanha promete ser acirrada, com ambos os candidatos aumentando seus esforços na propaganda eleitoral e na busca por apoios dos candidatos que não avançaram para o segundo turno, como José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (União), que juntos somam mais de 320 mil votos.
Fontes: Exame, Justiça Eleitoral, Diário do Nordeste, Agência Brasil.