O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, aproveitou um momento para fazer uma piada ao final da fase de dosimetria no julgamento do chamado núcleo golpista para ironizar o colega Luiz Fux, cujo voto durou cerca de 12 a 13 horas na sessão de quarta-feira (10.set.2025).
Ele comentou que, por causa do prolongamento na leitura do voto de Fux, quase perdeu boa parte do jogo entre Corinthians e Athletico-Paranaense pelas quartas de final da Copa do Brasil. Moraes disse:
“Prometo a Vossa Excelência que não farei com Vossa Excelência a maldade que me fizeram ontem, de fazer eu perder quase dois terços do jogo do Corinthians e Athletico-Paranaense. Eu cheguei em casa, já estava 2 a 0, para minha felicidade, mas perdi aquele momento dos dois gols.”
O episódio também incluiu uma alfinetada com o ministro Flávio Dino — torcedor do Botafogo — prometendo que dessa vez seria breve, para não repetir o episódio: “hoje, daqui a pouco, o Botafogo pega o Vasco… então eu serei rápido e célere aqui nesse final.”
Apesar da brincadeira, o peso institucional do julgamento era expressivo. A Primeira Turma do STF condenou Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão, entre outros réus, por crimes relacionados ao plano golpista de 2022. Luiz Fux foi o único ministro da turma a votar pela absolvição de Bolsonaro e de outros cinco acusados em todos os crimes imputados.