29 C
Parnamirim
15 de janeiro de 2026
BrasilNotícias RecentesPaísPolítica

Bolsonaro solicita redução de pena por meio da leitura de livros

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido para que ele participe do programa de remição de pena por meio da leitura, mecanismo que permite a diminuição de parte da condenação penal mediante a leitura de obras e a entrega de relatos escritos.

Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão portentativa de golpe de Estado“, está detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, e a petição foi dirigida ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pela execução penal no STF. Segundo os advogados, a inclusão no programa de remição prevista na Lei de Execução Penal contribuiria com ações educativas e a ressocialização do ex-presidente, desde que haja autorização judicial prévia para acesso às obras e para elaboração dos relatórios exigidos.

Pela regra vigente, cada livro lido e avaliado com relatório manuscrito pode resultar em até quatro dias de abatimento na pena, com limite de até 12 obras por ano, o que permitiria um máximo de 48 dias reduzidos a cada 12 meses de participação. A defesa ressalta que é necessário garantir acesso às obras e às condições materiais para elaboração dos textos, diante da ausência de uma biblioteca estruturada na unidade onde Bolsonaro cumpre a pena.

O pedido ainda será analisado pelo ministro Moraes, que decidirá sobre a autorização para que o ex-chefe do Executivo possa iniciar a leitura das obras e submeter os relatórios para eventual homologação judicial e consequente abatimento na pena.

Notícias relacionadas

Irã enfrenta colapso enquanto protestos se intensificam

Portal Online Parnamirim

Morte de jovem após equívoco de medicação em UPA de Natal pode gerar punições profissionais

Portal Online Parnamirim

Artista nordestino viraliza após show gratuito com plateia quase vazia e recebe onda de apoio nas redes

Portal Online Parnamirim