26 C
Parnamirim
19 de janeiro de 2026
Câmara de VereadoresNotícias RecentesParnamirimPolítica

Câmara de Parnamiri debate implantação do polo tecnológico “Aeroporto Digital”

Foto: Câmara de Parnamirim

Em uma quarta-feira (09/10), por proposição do presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, vereador Dr. César Maia, com subscrição da vereadora Rhalessa de Clênio, ocorreu uma audiência pública para debater o projeto do “Aeroporto Digital”. O plano visa transformar a área do antigo Aeroporto Augusto Severo em um polo de inovação e tecnologia, com foco em pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo.

A mesa principal foi composta pelos proponentes Dr. César Maia e Rhalessa de Clênio, pelo deputado estadual Kleber Rodrigues, o secretário municipal de Planejamento, Kelps Lima, por Carlos Alberto de Oliveira (SEDEC-RN), pelo professor da UFRN Dino Lincoln, e pelo Capitão Burton Gois Junior (FAB).

Na extensão da mesa estiveram presentes os vereadores Thiago Fernandes, Eurico da Japão, Dr. Jonas Godeiro, Rárika Bastos, Michael Borges e Rafaela de Nilda, além dos diretores e secretários municipais e estaduais (IFRN, TI Municipal, Esporte, Cultura, Meio Ambiente e Tributação).

Ao longo da audiência, os presentes debateram as vantagens e necessidades para implantar o projeto, cujo foco é transformar a área do antigo Augusto Severo em um polo de inovação e tecnologia, com ênfase em pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo.

O nome “Aeroporto Digital” é simbólico. Embora a aviação comercial não retorne, o projeto visa aproveitar a estrutura e vocação histórica para abrigar empresas tecnológicas, startups, centros de pesquisa, laboratórios e espaços de educação e inovação.

O projeto está sendo articulado por uma parceria entre o Município de Parnamirim, a FAB e instituições educacionais/de inovação (UFRN, IFRN, IDM, SEBRAE e FIERN, entre outras).

O projeto está na fase de planejamento, definindo o modelo de negócios, arranjos financeiros e operacionais. O investimento estimado é de cerca de R$ 50 milhões, com expectativa de execução via PPP ou capital privado. A previsão de implantação total é em até cinco anos.

Assista à audiência pública completa pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=9KfdAhMcFo4

Notícias relacionadas

Irã enfrenta colapso enquanto protestos se intensificam

Portal Online Parnamirim

Morte de jovem após equívoco de medicação em UPA de Natal pode gerar punições profissionais

Portal Online Parnamirim

Bolsonaro solicita redução de pena por meio da leitura de livros

Portal Online Parnamirim