A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) revelou nesta terça-feira (1º de julho de 2025) os nomes de mais de 200 estudantes-atletas que integrarão a delegação brasileira nos FISU World University Games Rhine‑Ruhr 2025. O evento será disputado de 16 a 27 de julho na região do Reno-Ruhr e envolverá cerca de 8.500 competidores de 150 países, em 18 modalidades esportivas.
A seleção nacional posiciona o Brasil em 13 modalidades olímpicas e paralímpicas, entre elas atletismo, badminton, basquete — incluindo basquete 3×3 em cadeira de rodas — ginástica artística, judô, natação, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei tradicional e de praia.
O presidente da CBDU, Alim Maluf Neto, destacou o compromisso da entidade com a performance da equipe. “Estamos garantindo a melhor estrutura para que alcancem seus melhores resultados”, afirmou. Essa declaração reforça a ênfase na preparação técnica, física e psicológica dos atletas.
A competição será sediada em seis cidades alemãs: Bochum, Duisburg, Essen, Mülheim an der Ruhr, Hagen e capital Berlim. O abrangente choice de localidades visa proporcionar experiência cultural diversa e infraestrutura adequada para cada modalidade.
A convocação reflete também o sucesso das seletivas nacionais. Exemplificando, em junho, o Rio de Janeiro sediou disputas no taekwondo que definiram atletas como Júlia Nazário, campeã na categoria –46 kg, entre outros nomes de peso cbdu.org.br. Mais recentemente, o ge detalhou a convocação de Letícia Lima e Breno Carvalho para o atletismo, integrando o time brasileiro no salto triplo e no revezamento.
Os Jogos Mundiais Universitários configuram uma das principais vitrines para estudantes-atletas, estimulando o intercâmbio cultural e esportivo em nível global. Para o Brasil, o evento é uma chance de ampliar a visibilidade e fomentar o desenvolvimento do desporto universitário nacional.
A lista oficial de convocados está disponível no site da CBDU. O desempenho dos atletas será acompanhado de perto, com grande expectativa por um desempenho superior às 30 medalhas conquistadas na edição anterior.
