30 C
Parnamirim
17 de janeiro de 2026
BrasilEducaçãoInternacionalNotícias Recentes

EDUCAÇÃO: Brasileiros conquistam medalhas na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, na Índia

Foto: oba_olimpiada/Instagram

A delegação brasileira brilhou na 18ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), realizada entre os dias 11 e 21 de agosto de 2025, em Mumbai, na Índia. Os estudantes conquistaram quatro medalhas e uma menção honrosa, confirmando a excelência do país na competição. O estudante Luca Pieroni Pimenta, de Valinhos (SP), foi premiado com a medalha de ouro, além de receber os troféus de melhor prova em grupo e melhor prova observacional. Já Franklin da Silva Costa (Recife, PE) e Francisco Carluccio de Andrade (Campinas, SP) ganharam prata, enquanto Lucas Amaral Jensen (Itapetininga, SP) foi agraciado com bronze. A equipe ainda contou com a menção honrosa para Giovanna Karolinna Ribeiro de Queiroz (São Paulo, SP).

A competição reuniu estudantes do ensino médio de mais de 50 países, sendo composta por provas teóricas, de análise de dados e de observação do céu, exigindo conhecimentos aprofundados em matemática, física e astronomia. Segundo o professor e astrônomo Júlio Klafke, organizador da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e responsável pelo treinamento dos jovens, “o nível das questões é extremamente elevado… é necessário saber interpretar dados através da simulação dos planetários. É uma olimpíada muito refinada”.

Os cinco estudantes que representaram o Brasil foram selecionados entre os 50 melhores classificados na edição 2024 da OBA, e receberam treinamento com professores, especialistas e astrônomos antes da competição.

Essa conquista expressiva reforça a presença sólida do Brasil na Olimpíada mundial e destaca o potencial dos jovens cientistas brasileiros em eventos internacionais de alto nível.

Notícias relacionadas

Irã enfrenta colapso enquanto protestos se intensificam

Portal Online Parnamirim

Morte de jovem após equívoco de medicação em UPA de Natal pode gerar punições profissionais

Portal Online Parnamirim

Bolsonaro solicita redução de pena por meio da leitura de livros

Portal Online Parnamirim