27 C
Parnamirim
22 de janeiro de 2026
BrasilNotícias RecentesPaís

Governo e oposição intensificam disputa nas ruas em torno da anistia

Foto: Reprodução/via NovoJornal

A proposta de anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023 tem gerado uma acirrada disputa entre governo e oposição, que buscam conquistar o apoio popular para suas posições. Após a manifestação realizada no último domingo (16) no Rio de Janeiro, a oposição anunciou um novo protesto para o dia 6 de abril, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Em contrapartida, os governistas planejam uma mobilização na mesma avenida em 30 de março. O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) convocou a população às ruas, afirmando: “Sem anistia. Bolsonaro na cadeia. A hora é essa.” Já o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), desafiou: “Vamos ver quantas pessoas a esquerda vai colocar nas ruas. Vamos ver quem tem o povo de verdade.”

De acordo com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, cerca de 400 mil pessoas participaram do protesto pró-anistia no domingo. Já segundo os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), o evento teve a presença de apenas 18 mil pessoas.

Paralelamente, uma pesquisa do Datafolha revelou que 62% dos brasileiros são contrários à anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, enquanto 33% apoiam a medida e 5% não souberam opinar. O apoio à anistia é maior entre homens (37%) e eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (45%).

No âmbito legislativo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ressaltou que a anistia não deve ser “elemento de disputa política” e anunciou a criação de uma comissão especial para analisar o Projeto de Lei 2858/22, que trata do tema.

Enquanto isso, o projeto de anistia enfrenta resistência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Após a leitura do parecer favorável ao projeto, partidos da base governista e da oposição uniram-se para adiar a votação, solicitando mais tempo para analisar o texto. A votação foi suspensa por duas sessões e deve retornar à pauta na próxima semana.

A polarização em torno da anistia reflete a complexidade do tema e a importância de um debate aprofundado na sociedade e no Congresso Nacional.

Postado por James Freitas

Notícias relacionadas

Trump oficializa Conselho de Paz e promove integração com Nações Unidas

Portal Online Parnamirim

Marte pode ter sido um “planeta azul” com oceanos vastos no passado

Portal Online Parnamirim

Entenda o “Domo de Ouro” dos EUA: o ambicioso sistema de defesa antimísseis proposto por Trump

Portal Online Parnamirim