26 C
Parnamirim
16 de março de 2026
InternacionalNotícias Recentes

Israel continua a bombardear Gaza e avisa: “é apenas o início”

© Créditos: LUSA

Após o término de uma trégua de dois meses, Israel retomou operações militares na Faixa de Gaza, realizando ataques aéreos que resultaram em mais de 400 mortes e 562 feridos.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que essas ações são “apenas o começo” e que futuras negociações com o Hamas ocorrerão “sob fogo”. A explosão foi desencadeada após o Hamas recusar a extensão do cessar-fogo e a liberação de reféns, conforme propostas mediadas pelos Estados Unidos.

Netanyahu afirmou que as Forças de Defesa de Israel (FDI) intensificarão as operações até que o Hamas deixe de representar uma ameaça, enfatizando a prioridade na libertação dos reféns. Os ataques israelenses atingiram diversas áreas de Gaza, incluindo residências e acampamentos de deslocados, resultando em entregas de mortos e feridos.

As FDI emitiram ordens de evacuação para várias regiões, sugerindo possíveis operações terrestres futuras. A comunidade internacional expressou preocupação com a escalada do conflito. Países como Alemanha, Arábia Saudita, Egito e Turquia condenaram as ações israelenses, enquanto os Estados Unidos manifestaram apoio à posição de Israel.

As organizações humanitárias alertam para a sobrecarga das condições em Gaza, com hospitais sobrecarregados e uma crise humanitária iminente.

Internamente, Netanyahu enfrentou críticas sobre a condução do conflito e decisões políticas recentes, como a nomeação de figuras políticas controversas. Os protestos dentro de Israel refletem divisões na sociedade em relação às ações governamentais e ao manejo da crise.

O retorno das hostilidades após um breve trânsito de janeiro coloca a região em um estado de alerta elevado, com temores de uma guerra em larga escala. A comunidade internacional clama por negociações urgentes para evitar uma catástrofe humanitária e estabilizar a região.

O conflito atual ressalta a complexidade das relações israelo-palestinas e a necessidade de soluções diplomáticas sustentáveis ​​para garantir a paz e a segurança de todas as partes envolvidas.

Postado por James Freitas

Notícias relacionadas

IFRN abre inscrições para curso gratuito de energia solar em Parnamirim

Portal Online Parnamirim

Disputa global por terras raras coloca Brasil no centro da estratégia dos EUA contra a China

Portal Online Parnamirim

Chinês é preso ao tentar contrabandear mais de 2 mil formigas do Quênia

Portal Online Parnamirim