27 C
Parnamirim
16 de janeiro de 2026
BrasilNotícias RecentesPaís

Líder indígena critica Lula e Helder Barbalho durante discurso na COP30

Foto: Reprodução

Durante sua participação na COP30, em Belém, a presidente do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), Aurecelia Arapiun, de Santarém (PA), fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao governador Helder Barbalho.

A liderança cobrou do governo federal ações concretas para a demarcação de terras indígenas e a preservação dos rios amazônicos, afirmando que os povos originários têm sido deixados de fora das discussões oficiais do evento — mesmo sendo, segundo ela, “os verdadeiros guardiões da Amazônia”.

Aurecelia destacou o apoio que as comunidades tradicionais deram à eleição de Lula e fez um apelo direto por respostas. Também comentou o cenário político em Santarém, dizendo que “em Santarém, o bolsonarismo impera”, ressaltando os desafios enfrentados pelas lideranças locais.

Em outro trecho, criticou um decreto federal que, segundo ela, ameaça rios como o Tapajós e o Madeira, e acusou Helder Barbalho de negociar territórios indígenas e permitir atividades ilegais em áreas protegidas.

Ao encerrar o discurso, Aurecelia reforçou que a luta dos povos indígenas não tem lado político, mas é pela vida e pela defesa do meio ambiente.

Notícias relacionadas

Irã enfrenta colapso enquanto protestos se intensificam

Portal Online Parnamirim

Morte de jovem após equívoco de medicação em UPA de Natal pode gerar punições profissionais

Portal Online Parnamirim

Bolsonaro solicita redução de pena por meio da leitura de livros

Portal Online Parnamirim