Uma pesquisa divulgada pela consultoria Quaest nesta quarta-feira (22) revela que a maioria dos deputados federais avalia negativamente a relação entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Congresso Nacional. De acordo com o levantamento, 43% dos parlamentares consideram essa relação como negativa, enquanto 33% a veem como regular. Apenas 22% afirmam que o Congresso e o Palácio do Planalto mantêm uma boa relação. Os que não souberam ou não responderam chegam a 2%.
A margem de erro da pesquisa é de 4,8 pontos percentuais, o que significa que os percentuais podem variar dentro desse intervalo.
Uma das principais queixas dos parlamentares é a falta de atenção que recebem por parte do governo. Para 64% dos entrevistados, o governo dá menos atenção do que deveria. Além disso, os ministros também são alvos de críticas. Embora 77% dos deputados afirmem ter sido recebidos por ministros, apenas 44% relataram que tiveram suas demandas atendidas. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi apontado como o interlocutor mais efetivo no governo, mas 43% dos deputados disseram não ter um ponto de contato específico com o Executivo federal. Essa falta de sintonia também se reflete nas votações na Casa, onde catorze partidos integram a base do governo, mas nem todos os deputados votam de acordo com a orientação do Executivo.
Fonte: Diário do Poder