25 C
Parnamirim
7 de setembro de 2024
CidadesEducaçãoMunicípiosNotícias RecentesParnamirimRegião MetropolitanaRio Grande do NorteServiçosÚltimas Notícias

Merenda Escolar: Prefeitura de Parnamirim aprimora processos e otimiza recursos na aquisição de alimentos

Merenda Escolar: Prefeitura de Parnamirim aprimora processos e otimiza recursos na aquisição de alimentos. Fotografia de: Ana Amaral.
Merenda Escolar: Prefeitura de Parnamirim aprimora processos e otimiza recursos na aquisição de alimentos. Fotografia de: Ana Amaral.

Não é de hoje que a gestão pública de Parnamirim passa por mudanças. O objetivo é humanizar os serviços e aumentar a efetividade das ações no município, atendendo ao princípio constitucional da eficiência. A aquisição de insumos para a alimentação escolar é um bom exemplo. A possibilidade de participação de diversas entidades e empresas nos processos faz cair os preços e aumenta a economia de recursos públicos.

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda-feira (11), a terceira sessão da Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar voltados à alimentação escolar no município. Depois da análise das propostas, o resultado foi o seguinte:

Em 1º lugar: 

  • Associação de Mulheres Agricultoras para a Viabilidade e Desenvolvimento da Agricultura Familiar – AMAVIDA; 
  • Associação de Mulheres Lutadoras de Lilás do Boqueirão – Mulheres de Lilás; 
  • Cooperativa Agropecuária dos Assentamentos Quilombo dos Palmares II e Eldorados dos Carajás – COOPAJAR; 
  • Cooperativa de Assentados Produtores da Agricultura Familiar de Macaíba e Adjacências – COAPAFAMA; 

Em 2º lugar: Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade de Campinas – AFCC;

3º lugar: Associação das Assentadas e Assentados Rurais do Rio Grande do Norte – ASSOCARN. 

Nas próximas 48h, serão apresentadas amostras dos produtos para análise e, em seguida, será divulgado no Diário Oficial do Município o resultado final. 

MERENDA ESCOLAR

A profissionalização e a eficiência no processo também podem ser verificadas na aquisição da merenda escolar. Para o ano letivo de 2024, a Prefeitura dividiu os itens em 10 lotes de produtos, o que ampliou consideravelmente a participação de empresas interessadas. O resultado foi um recorde na história da cidade: mais de 150 empresas concorreram ao processo, atraídas tanto pela relevância do contrato (em valores) quanto pela saúde financeira do município.    

De acordo com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Searh), o valor orçado em 2023 para a merenda deste ano ficou em torno de 15 milhões de reais. O grande número de empresas participantes, no entanto, possibilitou ao município economizar quase 5 milhões com a concorrência (menor preço global), recurso que poderá ser direcionado para outras áreas da cidade, como saúde e obras, por exemplo. 

No momento, o processo encontra-se na Secretaria de Educação para análise dos produtos e posterior validação. Os itens contemplados como carnes, ovos, hortifruti, biscoitos e polpa de frutas vão atender os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Atendimento Educacional Especializado.

Fonte: PMP.

Texto: Joel Câmara.

Foto: Ana Amaral.

Notícias relacionadas

Gaza: trégua pode estar perto mas bombardeios persistem

Portal Online Parnamirim

Conta de luz fica mais cara em Julho, após 26 meses sem bandeira tarifária

Portal Online Parnamirim

Mais saúde no verão da praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim

Portal Online Parnamirim