O brasileiro Hugo Calderano confirmou as expectativas ao vencer sua estreia no tênis de mesa das Olimpíadas de Paris. Considerado uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil, o carioca de 28 anos derrotou o cubano Andy Pereira por 4 a 0, com parciais de 11/8, 11/7, 11/9 e 11/4, neste domingo, na Arena Paris Sul.
Em entrevista à Globo, Calderano comentou sobre os confrontos recentes contra Pereira.
– Fiz uma boa partida, consegui vencer por 4 a 0. Claro que não é fácil estrear nas Olimpíadas. O meu adversário também é muito forte. Inclusive meu primeiro jogo em Olimpíadas no Rio foi contra ele, a final dos Jogos Pan-Americanos também. Estava bem concentrado, consegui começar muito bem na partida e estou muito feliz. A atmosfera no ginásio também foi incrível. Houve muitas bandeiras do Brasil, todo mundo torcendo. Estou muito feliz de ter passado para a segunda rodada – disse.
Na próxima fase, Calderano enfrentará o vencedor do confronto entre o espanhol Alvaro Robles e o austríaco Daniel Habesohn. Também em entrevista à Débora Gares, o mesatenista avaliou os possíveis adversários.
– Ainda não conheço o meu próximo adversário. Vai sair do vencedor de um jogo que acontece amanhã de manhã. O Álvaro Robles é um atleta que é meu grande amigo, nos conhecemos bastante. Treinamos junto há bastante tempo em Oxenhausen, na Alemanha. Mas, de qualquer forma, qualquer um dos dois é um adversário muito forte e eu vou ter que me preparar para o próximo jogo. Sobre o austríaco, eu joguei com ele algumas vezes só na Liga Alemã, mas nunca internacionalmente. Venci todas as vezes contra os dois adversários, mas os dois têm um jogo muito difícil e estilos de jogo bem diferentes. O austríaco é mais agressivo e coloca mais pressão desde o início. O Álvaro é mais regular, recua um pouco mais, mas sempre acerta muitas bolas na mesa e nunca te dá um ponto de graça – finalizou Hugo Calderano.
O Jogo
Após um primeiro set bastante equilibrado, o segundo começou com uma vantagem para o cubano. Pereira fez os quatro primeiros pontos, mas Calderano reagiu e fechou o set em 11 a 7.
O terceiro período foi dominado pelo brasileiro no início. O cubano tentou uma recuperação no final, fez quatro pontos seguidos, mas não conseguiu evitar a derrota por 11 a 9.
No quarto e último game, Hugo Calderano variou seu repertório e encerrou a parcial final com tranquilidade em 11 a 4.
Fonte: Globo Esporte
