26 C
Parnamirim
19 de janeiro de 2026
InternacionalMeio AmbienteMundoNotícias Recentes

ONU confirma que 2024 foi o ano mais quente em 175 anos

Foto: © Ralf Vetterle/Pixabay

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da ONU, divulgou que 2024 foi o ano mais quente já registado, com a temperatura média global excedendo em 1,55 °C os níveis pré-industriais (1850-1900).

Este marco representa a primeira vez que se ultrapassa o limite de 1,5 °C previsto no Acordo de Paris.

A elevação das temperaturas globais teve consequências graves, como a radiação do derretimento das geleiras e do gelo marinho, contribuindo para o aumento do nível do mar. Entre 2015 e 2024, o nível médio do mar subiu 4,7 milímetros por ano, em comparação com 2,1 milímetros anuais entre 1993 e 2002.

Além disso, eventos climáticos extremos tornaram-se mais frequentes e intensos. Secas, inundações e incêndios florestais deslocaram aproximadamente 800 mil pessoas em 2024.

As concentrações de dióxido de carbono atingiram níveis inéditos em 800 mil anos, exacerbando a acidificação dos oceanos e afetando os ecossistemas marinhos.

Celeste Saulo, secretária-geral da OMM, destacou que “os indicadores do aquecimento são alarmantes”, reforçando a necessidade de ações urgentes para mitigar as mudanças climáticas.

Postado por James Freitas

Notícias relacionadas

Irã enfrenta colapso enquanto protestos se intensificam

Portal Online Parnamirim

Morte de jovem após equívoco de medicação em UPA de Natal pode gerar punições profissionais

Portal Online Parnamirim

Bolsonaro solicita redução de pena por meio da leitura de livros

Portal Online Parnamirim