BrasilNotícias RecentesPaísPolítica

Parlamentares entregam a Pacheco pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes

Deputados e senadores da oposição protocolaram nesta segunda-feira (9), no Senado, um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O documento apresenta uma série de justificativas acumuladas ao longo de mais de cinco anos, a partir da abertura do inquérito das fake news.

Além da suspensão da plataforma X/Twitter no Brasil, o ministro é acusado no pedido de utilizar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de forma inadequada para fins de perseguição política.

Elaborado pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE) e entregue ao presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o pedido se fundamenta em 14 pontos que justificariam a possível abertura de um processo de afastamento de um ministro do STF, algo inédito até o momento.

As argumentações destacam supostas arbitrariedades que, segundo os signatários, violam direitos fundamentais previstos na Constituição e em leis ordinárias.

Ao receber o documento, Pacheco afirmou que irá avaliar o pedido de forma imparcial, analisando criteriosamente os aspectos técnicos e políticos envolvidos. Ele ressaltou, no entanto, que a posição do Senado em situações como essa é “bastante desafiadora”.

“A situação do Senado, como certamente meus colegas senadores concordam, é sempre muito delicada, uma decisão que nem sempre reflete uma vontade ou percepção pessoal de quem ocupa esta função”, disse Pacheco aos parlamentares.

O pedido conta com o apoio de 156 deputados e também é assinado pelo jurista Sebastião Coelho. Nenhum senador, por razões estratégicas, assinou o documento, evitando que sejam vistos como partes interessadas ou impedidos de julgar Moraes. Pacheco informou que a Advocacia do Senado analisará o pedido e assegurou que “a decisão, qualquer que seja ela, será fundamentada”.

Fonte: Conexão Política, Raul Holderf Nascimento

Posts relacionados

Pior seleção do mundo busca vitória após 20 anos

Portal Online Parnamirim

Fiscalização Ambiental terá regime especial para Carnaval de Parnamirim

Portal Online Parnamirim

Ditador Maduro já prendeu mais de 2 mil manifestantes indignados com as eleições

Portal Online Parnamirim