28 C
Parnamirim
16 de janeiro de 2026
Notícias RecentesParnamirimRegião MetropolitanaRio Grande do NorteSaúdeServiçosÚltimas Notícias

Parnamirim amplia testagem e tratamento contra Sífilis – doença sexualmente transmissível

Fotografia de: Reprodução.
Fotografia de: Reprodução

Durante a gravidez, a sífilis pode causar problemas sérios, como aborto, parto prematuro, morte do bebê antes ou depois do nascimento e outros problemas de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim está ampliando, a partir desta segunda-feira (25), a oferta de testagem e tratamento da Sífilis em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde.

A ideia é promover uma ampla campanha de convocação, conscientização, testagem e tratamento dessa doença, transmita através de relação sexual desprotegida e que está tendo aumento de registros de casos em todo Brasil.

“A sífilis é uma doença causada por uma bactéria transmitida durante relações sexuais desprotegidas, que afeta o corpo todo e pode durar muito tempo. É possível tratá-la e curá-la, inclusive dispomos na nossa rede do tratamento com a penicilina benzatina, caso ele seja necessário. Se a sífilis não for tratada, ela pode causar problemas graves em diferentes partes do corpo como o sistema nervoso e o coração”, destaca o médico de família e comunidade, Isaac Oliveira.

Alguns sintomas da sífilis são: feridas indolores na área genital, na boca ou no ânus; lesões na pele, como manchas avermelhadas ou bolhas e febre baixa acompanhada de dor de cabeça e cansaço.

Entretanto o médico alerta que muitas pessoas têm sífilis e não apresentam sintomas.  “Elas podem não perceber que estão infectadas e podem passar a doença para outras sem consciência disso”.

Durante a gravidez, a sífilis pode causar problemas sérios, como aborto, parto prematuro, morte do bebê antes ou depois do nascimento e outros problemas de saúde.

Dados do Ministério da Saúde mostram que no Brasil, no RN e também no município, a Sífilis está aumentando de casos. Por isso a campanha que se inicia em Parnamirim e o reforço para a necessidade de prevenção, através do uso do preservativo durante as relações sexuais.

Fonte: Prefeitura Municipal de Parnamirim.

Notícias relacionadas

Irã enfrenta colapso enquanto protestos se intensificam

Portal Online Parnamirim

Morte de jovem após equívoco de medicação em UPA de Natal pode gerar punições profissionais

Portal Online Parnamirim

Bolsonaro solicita redução de pena por meio da leitura de livros

Portal Online Parnamirim