26 C
Parnamirim
17 de janeiro de 2026
FutebolNotícias RecentesRio Grande do NorteSegurançaSegurança Pública

Polícia Militar veta Frasqueirão para final do Estadual e ABC ameaça não jogar

Foto: ABC FC/X

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte enviou um ofício à Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) recomendando que a decisão do Campeonato Potiguar seja disputada na Arena das Dunas. O documento aponta preocupações quanto à segurança no Estádio Frasqueirão, sugerindo a mudança de local para evitar possíveis confrontos. A decisão, no entanto, ainda precisa ser debatida entre os clubes e a FNF. Uma reunião emergencial está agendada para esta quinta-feira (27), às 15h, na sede da entidade, contando com a participação do Ministério Público, da Polícia Militar e dos representantes de ABC e América.

Antes mesmo da oficialização da justificativa policial, o presidente do ABC, Eduardo Machado, manifestou forte oposição à possível alteração, assegurando que o clube se recusaria a entrar em campo caso houvesse qualquer mudança no mando de jogo. “Estou perplexo. Não há justificativa plausível para essa mudança. O Frasqueirão possui todos os laudos necessários, incluindo os emitidos pela própria polícia. Em reuniões recentes, isso nem foi cogitado. Três dias antes da final, isso gera insegurança jurídica e afasta o torcedor. Qual a mensagem que a polícia passa? ‘Não recomendamos o jogo aqui’? Se o estádio tem laudo, por que proibir?”, criticou Machado.

Demonstrando insatisfação com o posicionamento da Polícia Militar, Machado reforçou que o ABC acatou todas as diretrizes estabelecidas nas reuniões de segurança anteriores, sem que houvesse qualquer sinalização de risco para a decisão no Frasqueirão:

“O ABC não jogará se o jogo for transferido. Seria o primeiro W.O. da história do Campeonato Potiguar. Não faz sentido: o Frasqueirão já recebeu finais e jogos de grande porte. Além disso, a redução de ingressos (de 15 mil para 12 mil) já gera prejuízo. Dos 12 mil, parte é destinada a gratuidades, imprensa e patrocinadores. O clube perde R$ 500 mil só nisso. “É uma bagunça sem precedentes. A polícia já reduziu a capacidade da Arena das Dunas em jogos anteriores e agora fez o mesmo no Frasqueirão. O recado é: ‘Vá ao estádio por sua conta e risco’. Isso é irresponsável. Se o local é inseguro, por que emitir laudos? Tradição não pode ser ignorada: o Frasqueirão é a casa do ABC.”, completou o dirigente.

O presidente da FNF, José Vanildo, também reagiu com surpresa ao documento da PM, ressaltando que todas as diretrizes de segurança foram previamente acordadas e cumpridas. “A Federação recebeu com surpresa esse ofício. É porque, na semana passada, já tivemos uma reunião operacional sobre os jogos semifinais na Arena e no estádio alvinegro, definindo tudo sem objeção. Os laudos estão em dia. Já tivemos jogos do ABC e América no local este ano, e não houve registro de nenhuma ocorrência grave”, argumentou Vanildo.

A escolha do mando de campo do ABC ocorreu com base nos critérios técnicos do campeonato, garantindo ao clube o direito de disputar a final em seu próprio estádio. Para a FNF, forçar uma alteração pode ser interpretado como um retrocesso, revivendo tempos em que disputas administrativas interferiam no desfecho das competições estaduais.

Justificativa da PM para a mudança de local

Os comandos da Polícia Militar destacaram pontos considerados críticos no Frasqueirão e recomendaram a transferência da final para a Arena das Dunas. Relatórios internos assinados pelo 1º, 4º e 5º Batalhões da PM, além da ROCAM, citam episódios anteriores de violência em clássicos disputados no estádio do ABC.

O Major Ailton Medeiros, do 5º BPM, alertou que o acesso limitado ao Frasqueirão, localizado na Rota do Sol, dificulta o controle e separação das torcidas, ampliando os riscos de tumultos. O Tenente-Coronel Michel Alvarenga, do 4º BPM, reforçou que o histórico do estádio inclui incidentes graves, como confrontos violentos e agressões a torcedores vulneráveis. “Há um histórico preocupante de ocorrências graves, incluindo mortes, especialmente no estádio Maria Lamas Farache [Frasqueirão], envolvendo torcidas organizadas e torcedores comuns, incluindo mulheres, crianças e idosos. Esses incidentes colocam em risco a segurança de todos os presentes”, destacou Alvarenga.

Para o Major Wivel Castro, da ROCAM, a Arena das Dunas apresenta condições mais seguras para um evento de grande porte, com melhor estrutura para dispersão da torcida. O Major Francisco Daniel, do 1º BPM, lembrou que no último ano, no Frasqueirão, foram registrados feridos e intervenções da PM para conter tumultos.

Com a decisão ainda indefinida, a reunião desta quinta-feira deverá ser decisiva para definir onde será disputada a final do Campeonato Potiguar e se o ABC manterá sua participação na competição.

Notícias relacionadas

Irã enfrenta colapso enquanto protestos se intensificam

Portal Online Parnamirim

Morte de jovem após equívoco de medicação em UPA de Natal pode gerar punições profissionais

Portal Online Parnamirim

Bolsonaro solicita redução de pena por meio da leitura de livros

Portal Online Parnamirim