O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), emitiu um pedido de desculpas após uma declaração polêmica feita durante seu discurso de posse em 1º de janeiro. Na ocasião, Freire afirmou que “está bem pertinho de João Pessoa voltar a ser curral de Natal”, gerando reações negativas na capital paraibana.
Em nota oficial, o prefeito reconheceu que a fala foi “infeliz” e esclareceu que se tratava de uma “graça entre amigos” direcionada ao prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e ao deputado federal Mersinho Lucena (PP-PB). Freire enfatizou o respeito e a admiração por João Pessoa, destacando-a como uma “cidade-irmã” que tem avançado no desenvolvimento e no turismo.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, aceitou o pedido de desculpas, reconhecendo que a declaração foi “profundamente infeliz” e emitiu a seguinte nota:
“Recebi o pedido de desculpas do prefeito de Natal, Paulinho Freire. De fato foi uma fala profundamente infeliz e todos aqueles que amam João Pessoa ficaram chateados. Seguiremos mostrando para o mundo as belezas e atrativos da nossa terra e nada vai desviar nosso foco de manter João Pessoa no topo do mundo. Considero o assunto superado. Nossos desafios são outros”
A declaração de Freire havia gerado críticas de políticos e moradores de João Pessoa, que consideraram o comentário inadequado. A secretária de Turismo da Paraíba, Rosália Lucas, comentou que o prefeito de Natal estava “preocupado” com o crescimento do turismo na Paraíba, que nos últimos anos tem apresentado um aumento mais acelerado do que o Rio Grande do Norte.
Após o pedido de desculpas, o clima entre as duas capitais parece ter se amenizado, com líderes políticos enfatizando a importância da colaboração e do respeito mútuo para o desenvolvimento regional.
@portalparnapop