24 C
Parnamirim
16 de janeiro de 2026
BrasilNotícias RecentesPaísPolítica

Senado manobra e aprova taxação de compras internacionais

Foto: Agência Senado

No Senado, o governo surpreendeu o relator do projeto de Lei que cria o Programa de Mobilidade Verde, o Mover, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), e reinseriu a taxação sobre compras internacionais na proposta. Após essa estratégia, o Senado aprovou o Mover com a adição do item que reestabelece a taxação para compras internacionais até US$50.

A reintrodução do imposto no texto foi através de um destaque apresentado pela liderança do governo e pelas bancadas dos partidos PT, PSD e MDB. A medida de taxação sobre as compras, popularmente conhecida como ‘taxa das blusinhas’, afetará sites estrangeiros como Shopee, Shein e AliExpress.

Os parlamentares votaram de maneira simbólica, ou seja, a taxação não terá a identificação individual de nenhum senador. Oposição e Governo concordaram com essa forma de votação para evitar desgaste político em ano eleitoral.

O governo Lula, representado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o principal defensor da taxação sobre compras internacionais. Ao excluir de seu relatório a ‘taxação das blusinhas’, o relator, Rodrigo Cunha, sugeriu que para implementar um novo imposto, o governo deveria assumir claramente a responsabilidade pela medida. Como a proposta já foi aprovada pela Câmara, a taxação das blusinhas não retornará à Câmara.

Fonte: Diário do Poder

Notícias relacionadas

Irã enfrenta colapso enquanto protestos se intensificam

Portal Online Parnamirim

Morte de jovem após equívoco de medicação em UPA de Natal pode gerar punições profissionais

Portal Online Parnamirim

Bolsonaro solicita redução de pena por meio da leitura de livros

Portal Online Parnamirim