30 C
Parnamirim
16 de setembro de 2024
BrasilMeio AmbienteNotícias RecentesPaís

Tarcísio decreta estado de emergência por incêndios em São Paulo

Foto: Vinicus Rosa/Governo de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), declarou estado de emergência por 180 dias em 45 municípios do interior do estado que estão sofrendo com incêndios florestais.

O fogo, que começou a se espalhar na sexta-feira (23), levou o governo estadual a implementar um plano emergencial de saúde, focando especialmente nos problemas respiratórios causados pela fumaça e pela baixa umidade do ar. Além disso, o governo vai destinar R$ 10 milhões para ajudar os produtores afetados pelos incêndios, que cobriram várias cidades com fumaça.

“Precisamos agir com extrema cautela. O esforço deve ser coletivo para evitar a disseminação dos focos. É crucial evitar o descarte de bitucas de cigarro, soltar balões ou fazer qualquer coisa que possa provocar incêndios”, afirmou o governador Tarcísio, após sobrevoar as áreas atingidas no sábado.

Tarcísio esteve em Ribeirão Preto, uma das regiões mais atingidas pelos incêndios, onde inaugurou um posto avançado do Estado na Base de Aviação da Polícia Militar. O governador se juntou aos mais de 7,3 mil profissionais e voluntários que estão envolvidos no combate às chamas e na orientação da população. Esses esforços continuam em todo o estado.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil identificou 21 cidades com focos ativos de incêndio. Além disso, 46 municípios estão sendo monitorados e permanecem em alerta máximo para incêndios, em áreas com baixa umidade do ar e alto risco de propagação do fogo, devido à onda de calor que atinge São Paulo.

“Nosso principal compromisso é proteger a vida das pessoas. Continuaremos adotando todas as medidas necessárias para garantir uma assistência à saúde segura e eficaz em toda a rede pública dos municípios paulistas”, destacou Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde.

Mesmo com as divergências políticas entre Tarcísio e o governo federal, o socorro ao estado está sendo realizado em parceria com o governo do presidente Lula (PT), que mobilizou as Forças Armadas. A operação contra os incêndios conta com três helicópteros da Polícia Militar, uma aeronave KC-390 e dois helicópteros da Força Aérea Brasileira, além de 28 veículos pesados, incluindo caminhões do Corpo de Bombeiros, destinados a Ribeirão Preto.

Cinco drones da Fundação Florestal, seis do Corpo de Bombeiros e uma aeronave de asa fixa estão envolvidos no combate aos incêndios na Área de Proteção Ambiental (APA) de Ibitinga. O setor canavieiro também está auxiliando com carros-pipa e brigadistas, e empresas de construção, juntamente com o Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (CETRAS), estão participando das ações.

A Defesa Civil e o Fundo Social de São Paulo estão enviando ajuda humanitária para Pradópolis, próxima a Ribeirão Preto, com caminhões transportando colchões, cestas básicas e água.

21 cidades com focos ativos de incêndio:
1 – Monte Alegre do Sul
2 – Pontal
3 – Sertãozinho
4 – Santo Antônio da Alegria
5 – Nova Granada
6 – Iacanga
7 – Pompeia
8 – Boa Esperança do Sul
9 – Lucélia
10 – Poloni
11 – Bebedouro
12 – Tabatinga
13 – Brodowski
14 – Luís Antônio
15 – Pedregulho
16 – Tambaú
17 – Turiúba
18 – Pradópolis
19 – Altinópolis
20 – Paulo de Faria
21 – Morro Agudo

46 cidades em alerta máximo para incêndio:
1 – Monte Alegre do Sul
2 – Alumínio
3 – Santo Antônio do Aracanguá
4 – Piracicaba
5 – Pontal
6 – Monte Azul Paulista
7 – Sertãozinho
8 – Torrinha
9 – Santo Antônio da Alegria
10 – Nova Granada
11 – Iacanga
12 – Taquarituba
13 – Coronel Macedo
14 – Ubarana
15 – Pompeia
16 – Boa Esperança do Sul
17 – Pitangueiras
18 – Salmourão
19 – Lucélia
20 – Poloni
21 – Dourado
22 – Sabino
23 – Jaú
24 – Pirapora do Bom Jesus
25 – Itápolis
26 – Itirapina
27 – Bernardino de Campos
28 – São Simão
29 – Presidente Epitácio
30 – Bebedouro
31 – Bananal
32 – São Luís do Paraitinga
33 – Ibitinga
34 – Tabatinga
35 – Brodowski
36 – Luís Antônio
37 – Pedregulho
38 – Tambaú
39 – Urupês
40 – Turiúba
41 – Arealva
42 – Pradópolis
43 – Altinópolis
44 – Paulo de Faria
45 – Águas da Prata
46 – Morro Agudo

Fonte: Diário do Poder, Davi Soares

Notícias relacionadas

Pedido de impeachment de Lula após falas sobre Israel chega em linha de 100 assinaturas

Portal Online Parnamirim

Lixo no horário correto: um gesto simples que faz a diferença

Portal Online Parnamirim

Bolsonaro estará em Parnamirim-RN para apoiar a campanha de Salatiel de Souza

Portal Online Parnamirim