InternacionalNotícias Recentes

Avião com mais de 240 pessoas a bordo cai na Índia

Foto: Reprodução/X

A tragédia ocorreu na tarde de 12 de junho de 2025, quando o voo AI171 da Air India, um Boeing 787‑8 Dreamliner, caiu logo após decolar do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad. A bordo, viajavam 242 pessoas — 230 passageiros e 12 tripulantes — entre os quais 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense.

O avião caiu no bairro residencial de Meghani Nagar, a poucos minutos da pista, por volta das 13h38 (horário local), quando atingia cerca de 625 pés de altitude. Um incêndio intenso teve início, gerando densa fumaça preta que pôde ser vista em várias partes da cidade.

Equipes de emergência — inclusive bombeiros, ambulâncias, polícia e seis unidades do NDRF (Força Nacional de Resposta a Desastres) — foram mobilizadas imediatamente. O aeroporto foi temporariamente fechado e operações de resgate são realizadas com urgência .

O piloto, comandante Sumeet Sabharwal, com mais de 8.200 horas de voo, fez um pedido de socorro (“Mayday”) antes da comunicação ser perdida.

As autoridades indianas já acionaram a DGCA (Diretoria Geral de Aviação Civil) e o AAIB para investigação, com suporte técnico da Boeing.

O incidente é histórico: trata-se da primeira queda registrada de um Boeing 787 desde sua estreia em 2009. Também é o acidente aéreo mais grave na Índia desde 2020.

Reações oficiais vieram do governo indiano e britânico. O primeiro‑ministro Narendra Modi, o ministro da Aviação, Ram Mohan Naidu Kinjarapu, e o ministro do Interior, Amit Shah, expressaram apoio total às operações de resgate. O primeiro‑ministro britânico Keir Starmer ofereceu condolências e garantiu suporte às famílias britânicas .

O CEO do Grupo Tata, controlador da Air India, Natarajan Chandrasekaran, disse que um centro de emergência foi ativado para prestar apoio psicológico e informativo aos parentes das vítimas. O bilionário indiano Gautam Adani também demonstrou pesar e prometeu ajuda.

A situação segue em desenvolvimento, com foco nas buscas por vítimas, recuperação das caixas‑pretas e esclarecimentos sobre as causas. A suspensão temporária das atividades no aeroporto de Ahmedabad continua, e passageiros devem contactar suas companhias aéreas para atualizações.

Posts relacionados

Defesa diz que Bolsonaro não tinha ingerência sobre joias recebidas

Portal Online Parnamirim

PL domina câmaras nas capitais e consolida força eleitoral nas Eleições 2024

Portal Online Parnamirim

Desconfiança marca percepção dos eleitores diante de empate técnico no segundo turno

Portal Online Parnamirim