26 C
Parnamirim
26 de julho de 2024
Notícias RecentesRio Grande do NorteServiçosÚltimas Notícias

Circuito Gastronômico fortalece interiorização do turismo na região do Seridó

O 1º Circuito Gastronômico Sabores da Serra objetiva promover a interiorização do turismo na região antes mesmo do inverno, que já tem festival próprio - Foto: Raiane Miranda.
O 1º Circuito Gastronômico Sabores da Serra objetiva promover a interiorização do turismo na região antes mesmo do inverno, que já tem festival próprio - Foto: Raiane Miranda.

Através do incentivo da Lei Câmara Cascudo, o Rio Grande do Norte apoia o 1º Circuito Gastronômico Sabores da Serra, lançado oficialmente nesta quinta-feira (21), no Complexo Cultural da Rampa, no bairro de Santos Reis, zona leste de Natal. O lançamento com presença da governadora Fátima Bezerra, prefeitos da região serrana e gestores da área da cultura e do turismo e teve como destaque degustação da gastronomia da região seridoense, exposições de obras de arte e apresentações musicais.

O 1º Circuito Gastronômico Sabores da Serra ocorre em Cerro Corá (RN) nos dias 3 e 4 de maio, e além da cidade sede, envolve mais dois municípios do Seridó potiguar: Lagoa Nova e Tenente Laurentino.

O 1º Circuito Gastronômico Sabores da Serra é realizado pelas prefeituras da região, com patrocínio de empresas privadas através de recursos captados pela Lei Câmara Cascudo, do governo do estado. No total, foram investidos R$ 166 mil reais pela lei, através da Fundação José Augusto.

A ideia do circuito é promover a interiorização do turismo na região antes mesmo do inverno, que já tem festival próprio e consagrado, o Festival de Inverno de Cerro Corá, que completa 20 anos em agosto. Cerro Corá é conhecida como a “Suíça do Seridó” por seu clima ameno e aconchegante.

“Nós não temos só a beleza da capital, que é linda, inclusive desse espaço aqui, com o pôr do sol mais bonito das Américas. Ou a beleza da nossa costa, com mais de 400 quilômetros de litoral, haja vista nossos destinos turísticos como Pipa ou São Miguel do Gostoso”, fala a governadora. “Mas nosso turismo não é somente sol e mar, também é sertão e serra, nós temos belas paisagens pelo estado afora”, finaliza Fátima Bezerra, ressaltando a importância da interiorização do turismo e a promoção da cultura do Rio Grande do Norte.

“A gastronomia é o reflexo da nossa cultura, de quem a gente é, de onde a gente veio. Algumas comidas nos trazem afetos, a gente lembra de uma avó, de uma tia, de uma fase de nossa vida. Um evento como esse nos traz memórias. Também teremos a oportunidade de sair um pouco do calor e ir para o frio da serra”, afirma Mary Land Brito, secretária extraordinária de Cultura do estado.

“Esse segmento novo da cultura, que é a gastronomia, no caso a gastronomia da serra, que é própria da região do Seridó, tem o apoio das leis de fomento para que possa de fato se estabelecer”, diz Gilson Matias, diretor geral da Fundação José Augusto.

Gilson lembra que para o norte rio-grandense da região do Semiárido trabalhar com o leite tem um valor histórico. “Tudo isso acontece devido a um decreto real que determinava a proibição da criação de gado no litoral [onde se iniciava o cultivo da cana de açúcar], e esse gado foi para a região do Semiárido. Eles souberam manusear muito bem a cultura do gado e do leite. E aí os melhores queijos e outras especiarias se encontram no Seridó”, diz.

A Lei Câmara Cascudo foi criada em 1999 por proposição da então deputada estadual Fátima Bezerra. A norma foi instituída para estimular o desenvolvimento cultural no Rio Grande do Norte e constitui na renúncia fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) pelas empresas patrocinadoras de projetos culturais. Somente em 2023, o governo do estado investiu cerca de R$ 20 milhões através da lei. O evento tem patrocínio das empresas Agaé e Grupo Unimetais, além do apoio do SEBRAE-RN e do Geoparque Seridó.

Também estiveram presentes o prefeito de Cerro Corá, Raimundo Marcelino Borges (Novinho); o prefeito de Tenente Laurentino, Inácio Macedo; a secretária estadual do Turismo, Solange Portela; João Hélio, diretor do SEBRAE-RN; Marcos Nascimento, coordenador científico do Geoparque Seridó; João Marcelo, que representa o turismo e a Associação do Turismo e Eventos da Serra de Santana; os deputados estaduais Ubaldo Fernandes e Luiz Eduardo; e demais autoridades e gestores das áreas de cultura e turismo.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Notícias relacionadas

Botafogo perde; Fluminense e Palmeiras arrancam empate na Libertadores

Portal Online Parnamirim

Professores da UFRN farão novo plebiscito para decidir sobre greve

Portal Online Parnamirim

Em audiência pública, secretário de Obras apresenta soluções de drenagem para Parnamirim

Portal Online Parnamirim