Os Estados Unidos juntamente com o apoio do Reino Unido bombardearam alvos no Iêmen. Atacaram mais precisamente rebeldes houthis, que se consistem em um grupo de um movimento político-religioso Ansar Allah, majoritariamente xiita zaidita do noroeste do país Iêmen.
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, declarou o seguinte: “Os ataques são uma resposta direta aos ataques Houthi sem precedentes contra embarcações marítimas internacionais no Mar Vermelho – incluindo o uso de mísseis balísticos antinavio pela primeira vez na história.
Esses ataques colocaram em perigo o efetivo dos EUA, os marinheiros civis e os nossos parceiros, comprometeram o comércio e ameaçaram a liberdade de navegação. Mais de 50 nações foram afetadas em 27 ataques a navios comerciais internacionais. Tripulações de mais de 20 países foram ameaçadas ou feitas reféns em atos de pirataria.
Não hesitarei em tomar medidas adicionais para proteger o nosso povo e o livre fluxo do comércio internacional, conforme necessário.”
Fonte: Conexão Política