25 de novembro de 2025
BrasilNotícias RecentesPaísPolítica

PF inclui Silas Malafaia em inquérito que já apura Bolsonaro e Eduardo por tentativa de golpe

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Polícia Federal incluiu o pastor Silas Malafaia no inquérito que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o comentarista Paulo Figueiredo. O procedimento, instaurado em maio a pedido da Procuradoria-Geral da República e sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes no STF, apura supostas condutas destinadas a interferir no andamento das investigações relativas à tentativa de golpe de Estado pós-eleições de 2022.

As condutas sob apuração incluem coação no curso do processo, obstrução de investigação de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e articulação para impor sanções internacionais ao Brasil. O inquérito visa analisar se Eduardo Bolsonaro, a partir dos Estados Unidos, tentou pressionar autoridades brasileiras, medida que teria levado à aplicação de tarifas e sanções pelo governo americano.

Malafaia foi citado como organizador de manifestação em apoio a Bolsonaro em 3 de agosto, ocasião em que o ex-presidente apareceu por meio de vídeo em redes de apoiadores — ato que motivou a decretação de sua prisão domiciliar no dia seguinte.

Em suas redes sociais, o pastor afirmou que “só soube da investigação pela imprensa” e declarou que não recebeu qualquer notificação formal. Ele criticou a Polícia Federal e o ministro Alexandre de Moraes, afirmando que “há uma PF a serviço de Lula e de Alexandre de Moraes” e que foram escolhidos “o cara errado”. Malafaia também comparou a corporação a instituições autoritárias como Gestapo e KGB, afirmando que o país estaria se encaminhando para uma “venezuelização” e que, “livre a manifestação de pensamento… eu não vou me calar porque não tenho medo de vocês”.

Notícias relacionadas

Parnamirim: Secretária visita novas instalações do Núcleo de Denúncias de Violência

Portal Online Parnamirim

Entenda decisão de Moraes que incluiu Musk em investigação no STF

Portal Online Parnamirim

Câmara de Parnamirim vai entregar a Comenda Nísia Pereira Machado

Portal Online Parnamirim