Foi retirado da pauta da Câmara dos Deputados o projeto do governo Lula sobre mobilidade verde, que incluía uma emenda polêmica impondo taxação sobre compras internacionais de até US$50. O deputado Àtila Lira (PP-PI), relator do projeto, reconheceu a ausência de consenso entre as principais bancadas do Parlamento, como o Partido Liberal (PL) e o Partido dos Trabalhadores (PT). O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), solicitou aos líderes partidários o adiamento da votação.
O relator acredita que o governo irá mais uma vez dividir o projeto em partes para tentar aprová-lo. “A ideia do governo é essa. A ênfase do governo é remover a taxação. Não houve acordo e os líderes acharam melhor adiar. O próprio Arthur [presidente da Câmara] concordou”.
Quando questionado sobre uma nova data para a votação, o relator afirmou que a matéria poderia ser votada nesta quinta-feira (23), mas que é mais provável que a votação ocorra na próxima semana. “Não sei definir. Perdi meu otimismo”, declarou Àtila.
Fonte: Diário do Poder – Deborah Sena