BrasilGeralJustiçaNotícias RecentesPaís

Alegando “superlotação” judiciário colocará 1,4 mil detentos nas ruas

A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal determinou a antecipação da progressão para o regime aberto de aproximadamente 1,4 mil detentos do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), localizado no Complexo Penitenciário da Papuda. A medida, que será implementada entre janeiro e julho de 2025, busca mitigar a superlotação na unidade, atualmente operando com 224,7% de sua capacidade.

Serão contemplados os presos que, até 7 de julho deste ano, já teriam direito à progressão de regime. A VEP ressalta que o número exato de beneficiados pode variar, devido à dinâmica do sistema prisional. A liberação ocorrerá de forma gradual, com análises individuais dos processos para assegurar que os detentos atendam aos requisitos necessários.

A meta é reduzir a ocupação do CIR para 137,5% de sua capacidade, o que corresponde a 2.138 internos. Atualmente, a unidade abriga 3.742 presos, embora tenha sido projetada para comportar apenas 1.667, resultando em um excedente de 124%.

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) já iniciou os procedimentos necessários para cumprir a determinação judicial. Os processos dos detentos estão sendo encaminhados ao cartório da VEP, responsável pela tramitação e decisão final sobre cada caso.

Essa iniciativa visa não apenas aliviar a superlotação, mas também proporcionar condições mais adequadas para a ressocialização dos detentos, conforme destacou a juíza Leila Cury, responsável pela decisão. A magistrada enfatizou que a situação atual do CIR compromete a dignidade humana e inviabiliza a reintegração social efetiva dos presos.

@Portalparnapop

Posts relacionados

Relação entre Brasil e China vive melhor momento, diz ditador Xi Jinping

Portal Online Parnamirim

Vereador Michael Diniz se pronuncia sobre morte de criança na Maternidade Divino Amor

Portal Online Parnamirim

Léo Dias se retrata após divulgar informação falsa

Portal Online Parnamirim