22.5 C
Parnamirim
16 de julho de 2026
BrasilMeio AmbienteNotícias RecentesPaísPrevisão do Tempo

Frente fria mantém previsão de chuvas no Nordeste, Norte e áreas do Centro-Oeste, aponta Inmet

Foto: Emparn/Divulgação
Foto: Emparn/Divulgação

Sistema de baixa pressão favorece precipitações em diversos estados, enquanto Sul e parte do Sudeste seguem com tempo firme e possibilidade de geada.

A atuação de um sistema de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico segue influenciando as condições climáticas em diferentes regiões do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre terça-feira (14) e quarta-feira (15), as chuvas devem atingir principalmente o Nordeste, a Região Norte e pontos isolados do Centro-Oeste, enquanto o Sul e grande parte do Sudeste permanecem sob influência de uma massa de ar mais seco.

No Nordeste, as precipitações começam entre o litoral sul da Bahia e Alagoas e ganham força ao longo da quarta-feira, avançando também para Ceará, Piauí e Maranhão. Além da chuva, o Inmet emitiu aviso de risco potencial para ventania entre o centro-leste da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, sul do Ceará, sul da Paraíba e a divisa entre Piauí e Pernambuco. As temperaturas mínimas ficam próximas de 15°C nas áreas serranas da Bahia, enquanto as máximas podem alcançar 35°C no sertão nordestino.

Na Região Norte, os maiores volumes de chuva devem se concentrar no Amazonas, Roraima e Pará, com possibilidade de trovoadas isoladas. Acre, Rondônia e Tocantins terão predomínio de tempo firme, embora pancadas fracas possam ocorrer de forma localizada. Na região, as temperaturas variam entre 20°C nas áreas mais ao sul e 32°C durante a tarde.

No Centro-Oeste, a previsão indica chuva isolada no Distrito Federal, em Goiás e no extremo norte de Mato Grosso, enquanto as demais áreas terão predomínio de tempo seco e variação de nebulosidade. O amanhecer será frio em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, com mínimas entre 10°C e 12°C, enquanto o norte de Mato Grosso e Goiás pode registrar máximas de até 34°C. O Inmet também alerta para baixa umidade relativa do ar, entre 20% e 30%, em municípios do leste de Mato Grosso do Sul e do sul de Goiás.

Já nas regiões Sul e Sudeste, o tempo segue estável, com possibilidade de geadas em áreas do Sul, do sul de Minas Gerais e da Serra da Mantiqueira, reflexo da permanência da massa de ar frio sobre essas localidades.

Notícias relacionadas

Câmara de Parnamirim promove Audiência Pública sobre a proteção ambiental das Falésias de Cotovelo

Portal Online Parnamirim

Campanha internacional pressiona Fifa por Copa do Mundo sem propaganda de refrigerantes

Portal Online Parnamirim

Crédito rural sustentável terá taxas reduzidas para incentivar investimentos no campo

Portal Online Parnamirim