25 C
Parnamirim
16 de abril de 2024
CidadesMunicípiosNotícias RecentesPrevisão do TempoRegião MetropolitanaRio Grande do NorteÚltimas Notícias

Previsão de feriado chuvoso em todas as regiões do Rio Grande do Norte

Os volumes poderão atingir valores maiores no decorrer do dia. - Foto: Carmem Felix.
Os volumes poderão atingir valores maiores no decorrer do dia. - Foto: Carmem Felix.

A previsão para o feriado que se aproxima é de céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Até domingo (31), as análises do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apontam a continuidade das chuvas, que vem ocorrendo desde o início da semana, devido a atuação a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico que favorece a ocorrência de chuvas no estado neste época do ano.

Esta quarta-feira (27) amanheceu chuvosa desde as primeiras horas com registros de chuvas em 79 postos de monitoramento. No município de Apodi (Oeste Potiguar), por exemplo, choveu 43,1mm. Os volumes poderão atingir valores maiores no decorrer do dia. “Os modelos de previsão do tempo registram a ocorrência de chuvas aqui na faixa litorânea do estado até no Agreste Potiguar, para hoje (27) e amanhã (28). O sistema meteorológico (ZCIT) encontra-se deslocado um pouquinho para a faixa norte, atingindo mais a região da Costa Branca, a região da Mossoró, e as chuvas também estão acontecendo com mais intensidade na divisa com o estado do Ceará. Não está descartada ainda a ocorrência de pancada de chuvas mais fortes aqui no litoral, principalmente aqui no litoral sul próximo a divisa com o estado da Paraíba.”, disse o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

A onda de calor- que o natalense vem sentindo nas últimas semanas- decorre da associação de alguns fatores: a temperatura do oceano Atlântico, que está acima do normal(valores entre 29°C e 30°C), na área próxima da faixa litorânea do Nordeste, liberando muita umidade. “Essa umidade é espalhada sobre o continente pelo vento, que por estar mais fraco que o normal, acaba deixando a umidade retida sobre a região e funcionando que nem o efeito estufa- mantendo o calor aprisionado aqui próximo da superfície e aumentando a sensação de mais calor, a sensação térmica ficar mais alta. Temos temperaturas acima de 28 graus, temos umidade acima de 75%, isso aí faz com que a sensação térmica tenha um acréscimo e variando entre 2°C e 2,5°C”, finalizou Bristot.

Previsão dia a dia

Quarta-feira (27/03)-Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.Quinta-feira (28/03)-Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.Sexta-feira (29/03)-Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.Sábado (30/03)-Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.Domingo (31/03) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Notícias relacionadas

Eleitor tem quatro meses para regularizar título e votar em outubro

Portal Online Parnamirim

Parnamirim terá parada no abastecimento de água nesta quinta-feira (25); veja áreas afetadas

Portal Online Parnamirim

Parnamirim é destaque nacional no ranking de municípios brasileiros com melhor acesso ao pré-natal

Portal Online Parnamirim