Na manhã de um feriado (19/06), o vereador Gabriel César esteve pessoalmente na maternidade de Parnamirim para apurar denúncias sobre o atendimento prestado às gestantes na unidade. Durante a visita, o parlamentar constatou a precariedade em aspectos considerados básicos para o conforto das pacientes, como a ausência de um simples lençol para uma mulher em trabalho de parto.
A denúncia chegou até o vereador após o relato de uma paciente que aguardava atendimento médico e, sentindo frio, solicitou um lençol. A equipe da unidade, no entanto, recusou o pedido alegando normas internas que impediriam o fornecimento do item. “Disseram que tem uma norma que não pode, não pode forrar, enfim teve uma situação que não colocaram o lençol. Ela ficou com isso na maca, lá no leito e passou 4 horas esperando e ninguém levou um lençol, essa foi a reclamação”, relatou Gabriel César, visivelmente indignado.
Segundo ele, o caso pode parecer simples para alguns, mas simboliza uma falha grave na humanização do atendimento. “Às vezes pode ser algo simples, pequeno, um lençol, mas pra quem está lá, isso traz um conforto! Vai ter um parto, há uma tensão”, afirmou.
Durante a visita, Gabriel também inspecionou a lavanderia da maternidade e encontrou problemas estruturais: duas máquinas utilizadas na lavagem de roupas hospitalares estavam quebradas.
O vereador garantiu que vai cobrar providências imediatas da Secretaria Municipal de Saúde e da prefeita Nilda. “Hoje é feriado, estamos aqui na maternidade, trabalhando para que isso não aconteça mais.”
Gabriel César reforçou que seguirá acompanhando de perto as condições das unidades de saúde do município.
A assessoria da Prefeitura de Parnamirim ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.